Buscar
  • Fapeg

Curso de Gestão de Hortas Pedagógicas é incluído em projeto gestores educacionais do País.


Foto: Gislene Alencar

O projeto "Gestão de Hortas Pedagógicas", desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, foi incluído entre as atividades presentes no âmbito do Projeto ACorDar, instituído pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente de São Carlos (SP). Além da parceria com a Embrapa Hortaliças, o ACorDar conta com a participação do Ministério da Cidadania, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Câmara Brasileira do Livro e entidades sociais. Com foco nos educadores das redes municipal, estadual e particular de todo País, as capacitações acontecerão durante encontros virtuais entre abril e outubro de 2022 na plataforma Google.

Analista da área de Transferência de Tecnologia e coordenadora do projeto Gestão de Hortas Pedagógicas, Margarida Gorga conta que a partir da capacitação oferecida sobre o tema, a Secretaria de Educação de São Carlos concebeu o projeto ACorDar, que prevê a formação profissional no que concerne aos principais desafios referentes à preservação do meio ambiente e o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Levando em consideração essa formação no enfrentamento dos desafios, a nossa participação envolverá uma palestra que acontecerá no dia 03 de maio próximo - como parte da ll Jornada de Educação Ambiental de São Carlos e a l Jornada lntermunicipal de Educação Ambiental – e a mentoria técnica da capacitação sobre hortas pedagógicas, também prevista para o próximo mês”. GESTÃO DE HORTAS PEDAGÓGlCAS Lançado ainda no formato presencial, em 2019 foi implantado o projeto-piloto Hortas Pedagógicas em quatro escolas públicas do Maranhão e do Piauí, fruto de parceria entre Embrapa Hortaliças, Ministério da Cidadania e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - a escolha desses estados deveu-se à estratégia a ser implementada em áreas de vulnerabilidade social.

Em 2020, como desdobramento da parceria com o Ministério da Cidadania, a experiência foi estendida para todo o Brasil por meio do formato EaD (Educação a Distância) com o curso Gestão de Hortas Pedagógicas no portal e-campo, vitrine de capacitações da Embrapa, constituída por cursos envolvendo diversos temas relacionados a tecnologias agrícolas desenvolvidas pela empresa de pesquisa.



Anelise Macedo (MTB 2.749/DF) Embrapa Hortaliças Contatos para a imprensa hortalicas.imprensa@embrapa.br Telefone: (61) 3385-9109

8 visualizações0 comentário