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QUEM SOMOS

FAPEG - Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal

É uma entidade privada, autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 1999.

O Acordo Geral de Parceria entre FAPEG/Embrapa, celebrado em 2002, lhe permite atuar em projetos de todas as Unidades da Embrapa no país.
 

A Missão

Proporcionar condições administrativo-financeiras que viabilizem a utilização de recursos humanos e monetários públicos e/ou privados na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (P&D) nos setores agropecuário e agroindustrial.

Histórico

A FAPEG - Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal é uma entidade privada, autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 1999. O Acordo Geral de Parceria entre FAPEG/Embrapa, celebrado em 2002 em vigência, lhe permite atuar em projetos de todas as Unidades da Embrapa no país. Sua estrutura administrativa é composta por um Conselho Deliberativo (7 membros), um Conselho Fiscal (6 membros) e uma Diretoria Executiva, composta pelo Diretor-Presidente, Diretor-Administrativo-Financeiro e Diretor- Técnico, em regime de trabalho voluntário. O apoio à gestão administrativa-financeira dos projetos de pesquisa e desenvolvimento é feito por uma gerente executiva e auxiliares.

O controle de suas contas é exercido pelo Ministério Público Estadual, por intermédio da sua Procuradoria de Fundações.

A Fundação recebeu seu nome em homenagem ao pesquisador da Embrapa Edmundo da Fontoura Gastal.

Edmundo da Fontoura Gastal (1933-1990) nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 25 de dezembro de 1933. Fez todos os seus estudos, do primário ao curso superior de Agronomia, em Pelotas. Formou-se Engenheiro Agrônomo em 1957, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), atualmente pertencente a UFPEL- Universidade Federal de Pelotas. Foi presidente do Diretório Acadêmico Dr. Nunes Vieira, da FAEM, e da Federação Acadêmica de Pelotas. Iniciou sua carreira profissional em 1958, como professor assistente em Economia Rural, na FAEM, e no mesmo ano ingressou na antiga ASCAR, hoje Emater-RS.

Foi o responsável pela instalação do escritório local da ASCAR, no município de Porto Alegre. Pelo seu desempenho profissional ocupou diversos cargos naquela instituição. Foi pioneiro nas áreas de Administração Rural e Economia Rural na ASCAR, no Rio Grande do Sul. Mais tarde fez seu curso de Mestrado em Economia Agrícola na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.  Em 1964 foi contratado como Economista Agrícola pelo IICA-Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura. Trabalhou no Paraguai, Brasil, Chile e Uruguai.

Aproveitou sua estada no Chile para aprofundar seus conhecimentos de planejamento. Trabalhou na programação e análise econômica da pesquisa agropecuária e social no Centro de Investigaciones Alberto Boerger (La Estanzuela), no Uruguai, assessorando os cinco países da Zona Sul do IICA. Participou da Comissão que propôs a criação da Embrapa, e tornou-se integrante da primeira Diretoria Executiva da Empresa no período de 1973 a 1979. Durante sua gestão na Embrapa, introduziu o enfoque sistêmico da pesquisa, que até então não existia em qualquer parte do mundo. Ao deixar a diretoria da Empresa, voltou à carreira internacional, assumindo o cargo de Diretor do Programa Cooperativo de Pesquisa Agrícola do Cone Sul - PROCISUR, onde estava, quando do seu falecimento, em 1990.

Como último ato de amor à pesquisa, a família do Dr. Gastal, cumprindo um de seus desejos, doou à biblioteca da Embrapa, todo o seu acervo de livros e documentos.

REVALIDAÇÃO DE CREDENCIAMENTO - Portal GOV.BR

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CNP Certificado de Credenciamento

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ORGANOGRAMA

ORGANOGRAMA FAPEG
fundo

OBJETIVOS

01

Colaborar para o desenvolvimento da pesquisa agropecuária, mediante o aporte de recursos financeiros ou de qualquer outra natureza;

02

Promover cursos, simpósios, seminários, conferências e estudos visando ao aperfeiçoamento das atividades, dos conhecimentos e das tecnologias agropecuárias;

03

Realizar estudos, pesquisas e prestar serviços técnicos que atendam as necessidades do setor agropecuário;

04

Propiciar condições que favoreçam a formação e o aperfeiçoamento dos recursos humanos ligados às atividades agropecuárias, seja na área técnica, administrativa ou de apoio à pesquisa;

05

Divulgar dados científicos em periódicos e revistas especializadas; 

06

Colaborar em programas de desenvolvimento econômico e social;

07

Prestar serviços de consultoria de treinamento ou de desenvolvimento de pesquisa para instituições públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais.

ADMINISTRAÇÃO

EQUIPE OPERACIONAL

  • Fátima Husein de Ferreira

  • Lia Fabiani Mackedanz Duarte

  • Mara Rejane da Silva Souza

  • Marcela Husein de Ferreira

  • Suzana Morales Nebel Barther

  • Cibele Dittgen Cavalheiro

  • Ana Lucia Molina Goulart

Sua estrutura administrativa é composta:

Conselho Deliberativo 
•    João Carlos Medeiros Madail - Presidente
•    Luis Eduardo Corrêa Antunes
•    José Ernani Schwengber
•    Gustavo Martins da Silva
•    Rosâni Boeira Ribeiro
•    Ênio Sosinski Júnior
•    João Batista Camargo Gomes

Conselho Fiscal

  • Leandro Luís Garcia Aquino - Bacharelado em Direito

  • Ângelo da Silva Lopes – Engenheiro Agrônomo 

  • Marcos Martins Pereira – Tecnólogo em Administração 

  • Jussara Zanolla – Graduada em Secretariado Executivo 

  • Rodrigo Cezar Franzon – Engenheiro Agrônomo

  • Nubia Marilin Lettnin Ferri – Especialização em Ciência dos Alimentos 

Diretoria Administrativa

  • Luiz Clóvis Belarmino - Presidente

  • Edegar Gonçalves Fonseca - Diretor Administrativo Financeiro

  • Dori Edson Nava - Diretor Técnico

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