Buscar
  • Fapeg

Chefe-geral da Embrapa Hortaliças é reconduzido ao cargo para o biênio 2022/2024



Photo: Eduardo Pinho


Eduardo Pinho -

O pesquisador Warley Nascimento foi reconduzido, no dia 08/11 último, ao cargo de chefe-geral da Embrapa Hortaliças para o biênio 2022/2024. A sua recondução foi confirmada após entrevista concedida à diretoria executiva da Embrapa, ocasião em que apresentou o relatório gerencial das ações empreendidas durante a sua gestão no biênio 2020/2022. Uma gestão que teve o sabor de reconhecimento, tendo em vista a sua confirmação no cargo em 2020, após a sua experiência como interino na chefia geral a partir de 2017.


Em sua apresentação, Nascimento discorreu sobre os desafios enfrentados durante o seu mandato como efetivo, iniciado em um dos períodos mais críticos da pandemia da Covid-19, “ocasião na qual a priorização da saúde e da segurança dos empregados balizou todas as ações gerenciais da Embrapa Hortaliças”. “Todos os esforços foram despendidos para que, mesmo com a instituição do teletrabalho, prevalecesse uma combinação harmônica entre a proteção da saúde e a entrega dos resultados pactuados para serem entregues durante o ano”, anotou o pesquisador.


O cenário financeiro durante o último biênio foi igualmente desafiador, segundo ele. A começar pelos frequentes contingenciamentos de recursos diretos que levaram a gestão da Unidade a buscar outras fontes para que não houvesse interrupção dos compromissos financeiros e das pesquisas. “A captação externa de recursos, seja por emendas parlamentares, transferências diretas (TED) ou aprovação de projetos em fundações de apoio à pesquisa, foi o caminho percorrido para que continuássemos a desenvolver os trabalhos”.


Ainda na esfera da captação de recursos, Nascimento destaca as ações voltadas para a geração de parcerias de inovação aberta, que resultaram também no estabelecimento de um maior número de parceiros – em 2020, existia apenas dois contratos tipo III ativos enquanto no ano de 2022 foram contabilizadas cinco parcerias estabelecidas.


“A Embrapa Hortaliças possui atualmente 34 compromissos para a inovação, com acertos de entregas que variam desde a disponibilização de Zoneamentos Agrícolas de Risco Climático (ZARC), passando pela promoção de adoção de cultivares, processos agropecuários e outras tecnologias para aumento da sustentabilidade, da eficiência produtiva e da redução do uso de insumos”, pontua Nascimento, que inclui no contexto o desenvolvimento da agricultura urbana, periurbana e familiar, em diferentes sistemas produtivos – orgânico, convencional, cultivo protegido, fazendas verticais, entre outros.


Para o próximo biênio, “os desafios permanecem e novas estratégias deverão ser construídas com o objetivo de fortalecer o papel e a relevância da Embrapa Hortaliças no cenário olerícola nacional, assim como estabelecer mecanismos para sua maior inserção no mercado internacional”.



Trajetória


Os caminhos do pesquisador e da Embrapa Hortaliças se cruzaram em 1984, quando recém-formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) atuou como bolsista de Aperfeiçoamento Profissional, desenvolvendo atividades na área de sementes e melhoramento genético. Foi contratado como pesquisador em maio de 1985, e cinco anos entrou no mestrado em Fitotecnia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).


Nascimento prosseguiu no seu aperfeiçoamento profissional com o doutorado e pós-doutorado na Universidade da Flórida (EUA), nos cursos de especialização da produção de sementes de hortaliças na Argentina, no Japão e na Alemanha e, atualmente, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1D.


Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)

Embrapa Hortaliças


Press inquiries

hortalicas.imprensa@embrapa.br

Phone number: (61) 3385-9109


FONTE: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/76053828/chefe-geral-da-embrapa-hortalicas-e-reconduzido-ao-cargo-para-o-bienio-20222024

4 visualizações0 comentário