FAPEG participa do Dia de Campo da Embrapa Pecuária Sul
- Fapeg

- há 5 dias
- 2 min de leitura
Evento alusivo aos 50 anos da unidade em Bagé reuniu mais de 1,2 mil participantes e destacou a parceria entre a Fundação e a Embrapa Pecuária Sul.
A Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Edmundo Gastal (FAPEG) participou, no dia 23 de outubro, do Dia de Campo da Embrapa Pecuária Sul, realizado na sede da unidade, em Bagé (RS). O encontro reuniu mais de 1,2 mil participantes, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas, e integrou a programação comemorativa dos 50 anos da Embrapa Pecuária Sul.
A FAPEG foi responsável pela gestão dos recursos destinados às atividades alusivas ao cinquentenário da unidade, incluindo o evento comemorativo, o dia de campo e outras ações técnicas e institucionais. Para a diretora técnica da Fundação, Rosa Lía Barbieri, a presença da FAPEG reforça a importância de uma parceria construída ao longo das últimas décadas. “A Fundação fez a gestão dos recursos relacionados com todas as festividades dos 50 anos da Embrapa Pecuária Sul. Tivemos um evento comemorativo, o Dia de Campo e outras ações, e a Fundação esteve sempre presente, reforçando e fortalecendo essa parceria. A Embrapa Pecuária Sul tem um histórico fantástico de pesquisa relacionada aos campos nativos, às pastagens cultivadas e à pecuária. Nós estamos aqui prestigiando e apoiando todas essas atividades”, destacou. Além da presença da diretora técnica, a Fapeg estava representada pela gerente operacional Fatima Husein e pelos conselheiros deliberativos Ênio Sosinski Júnior e Gustavo Martins da Silva.
Durante o evento, o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, ressaltou o papel da Fundação na viabilização das atividades que marcaram a data. “É uma satisfação muito grande receber um público representativo hoje aqui na unidade. E é fundamental o apoio da FAPEG, como gestora desse projeto e também apoiadora. Tem sido a grande parceira das pesquisas da Embrapa com a iniciativa privada, e não podia ser diferente nesse grande evento que estamos realizando”, afirmou.
“A FAPEG, originalmente gestada na Embrapa Clima Temperado, hoje é uma instituição que atende diversas unidades da Embrapa em todo o país. A Fundação ajudou a viabilizar a realização deste evento e é muito importante ver esses laços de cooperação se fortalecendo cada vez mais”, observou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Leonardo Dutra.
O Dia de Campo foi co-promovido pela Embrapa Pecuária Sul, Farsul, Fetag/RS e Senar/RS, com o apoio de mais de 30 empresas e instituições parceiras. A programação foi organizada em quatro estações temáticas, abordando temas como sistemas agro sustentáveis, manejo do campo nativo, melhoramento genético animal e planejamento forrageiro. Também foram apresentadas tecnologias, ferramentas digitais e soluções inovadoras voltadas à sustentabilidade e à eficiência da pecuária.
Na oportunidade, foi assinado um convênio entre a Embrapa e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação para implantação de um projeto piloto de rastreabilidade de bovinos no Rio Grande do Sul.
Além da celebração de meio século de história da Embrapa Pecuária Sul, o evento também marcou a continuidade de uma parceria que impulsiona a pesquisa e a inovação. Como definiu Rosa Lía Barbieri, “a presença da FAPEG é o reconhecimento de que a pesquisa só cumpre seu papel quando caminha junto com quem acredita nela.”

















Comentários